Como aumentar as vendas de uma padaria?

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS
Cuidados na produção de pães sem Glúten
17/08/2016
Fermento Biológico Seco Fermais
Dicas para melhorar o ambiente da sua padaria
25/10/2016

Como aumentar as vendas de uma padaria?

Fermento Biológico Seco Fermais

As padarias são as queridinhas dos brasileiros, atualmente elas são um novo conceito de mercado, não servem somente café da manhã ou vendem o pão de cada dia, hoje elas estão se transformando em centros de conveniência, proporcionam todas as refeições e produtos diferenciados em um ambiente acolhedor e familiar.

Esse novo universo do setor foi registrado no ‘Estudo de Tendências: Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017’, efetivada por meio de convênio entre o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

Para os especialistas o mercado de panificação está cada vez mais atrativo, devido à mudança do perfil do consumidor, algumas regiões do país começaram se abrir para as novas oportunidades de negócio.

Essa nova forma de mercado está permitindo o aumento das vendas e por isso, nós iremos sugerir aqui algumas dicas para que você consiga expandir o seu negócio.

O mercado se ampliou e deve-se acompanhar essa demanda.
Se você ainda não se modernizou, esse é o momento.

QUAL O PERFIL DO SEGMENTO NO BRASIL?

Fermento Biológico Seco Fermais

Segundo dados da associação Brasileira da indústria de panificação e confeitaria (Abip), Aproximadamente 63,2 mil panificadoras compõem o mercado da panificação e confeitaria no Brasil, das quais 60 mil são micro e pequenas empresas.

O setor gera mais de 700 mil empregos diretos, dos quais 245 mil (35%) concentram-se na produção. Cento e vinte e sete mil empresários comandam esse mercado no País.

Segundo o levantamento da Abip, no ano de 2015 o faturamento estimado do setor foi de R$ 44,9 Bilhões. A panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do País, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na indústria de transformação.

Setenta e seis por cento dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% da população são consumidores de produtos panificados, cita o estudo.

Dos pães consumidos no Brasil, 86% são produzidos em padarias, correspondendo 52% ao pão francês.

Quase metade do faturamento das panificadoras (48%) provém da produção própria, da qual 25% correspondem ao pão francês e 75% aos demais produtos.

Os produtos panificados mais consumidos no País de acordo com a pesquisa são: pão doce comum (100%); hambúrguer (77,8%); pão de queijo (71,1%); pão de leite (60,1%); hot-dog (43,8%); bisnaga (39,8%); outros.

Confira a relação completa nesse Link (http://www.sindicatodaindustria.com.br/noticias/2016/07/72,93953/abip-e-sebrae-anunciam-estudo-sobre-panificacao.html)

O setor também participa de outras cadeias produtivas, como por exemplo, bebidas, frios, congelados, laticínios, cigarros, bomboniére, sorvete etc.

Só perde para supermercados e hipermercados, em termos comparativos, estabelecimentos que também incorporam panificados em seu MIX de produtos.

Padarias artesanais produzem 79% dos produtos do setor, 14% são fabricados por padarias industriais e 7% por padarias de supermercados.

QUAL O DIFERENCIAL QUE A SUA PADARIA DEVE TER?

Fermento Biológico Seco Fermais

O que leva um cliente a escolher a sua padaria?

Há tempos descobrimos que oferecer um produto não significa conquistar novos clientes.

O mercado cresceu e cada vez a concorrência fica acirrada, logo todos oferecem o mesmo produto, mas o que faz o cliente escolher a sua padaria?

Engana-se quem acha que só preço é um diferencial, mesmo com o mercado em crise o preço não se enquadra como fator decisivo de compra.

Ganha quem entende o comportamento do seu consumidor, ou seja, o que os encanta? O que os agrada? A sua padaria atende as necessidades de cada um?

O setor de panificação está com uma gama de produtos e serviços diferenciados, juntamente com a rapidez no atendimento devido a vida corrida do brasileiro.

Com o passar do tempo foi se percebendo que novas tendências se transformaram em oportunidades de negócio.

O corre-corre do dia-a-dia, a busca por resultados, os compromissos, as reuniões, fazem com que a nossa semana tenha que ser planejada, quando acordamos, já temos uma ideia se teremos tempo para comer, onde comer e o que comer.

Esse corre-corre acontece diariamente na vida de milhares de brasileiros.

Você já imaginou que a sua padaria pode fazer parte mais vezes da vida dessas pessoas, oferecendo maiores opções para facilitar o dia?

Pare e analise, o seu estabelecimento atende essa nova demanda?

Como você pode estar fazendo isso dentro do seu negócio?

Algumas sugestões simples que podem fazer a diferença no final do mês nos resultados.

  • Deixe seus produtos e serviços à mostra, para as pessoas conhecerem, assim você vai ter um retorno surpreendente.
  • Que opções de lanches você está oferecendo na hora do almoço?
  • E almoço, já pensou em oferecer? Que tal opções de saladas acompanhadas dos empadões que você já faz?
  • E que tal fazer a diferença no café da manhã? Combos com sanduíche e café ou suco, são sempre bem vistos. Um buffet a quilo, com variedade de pães e frios também atrai um bom público.
  • Que tal criar motivos para trair o cliente mais dias da semana? Ter uma “opção especial do dia” pode ser um caminho. Você pode ter o dia dos pães especiais, por exemplo, e nesse dia você pode fabricar mais 5 ou 6 tipos de pães diferenciados. Você também poderá fazer o mesmo com tortas, doces e salgados. Use a criatividade! Essa ação é ótima para testar a aceitação de novas receitas.
  • Opções de produtos mais saudáveis. O brasileiro cada vez mais está preocupado com a saúde e por isso uma grande parcela procura produtos nesse segmento. Podendo ser os light, sem glúten, sem lactose, cheios de proteína.
  • Ainda existe outra parcela da população que necessita de uma alimentação especial, por questão de saúde, como intolerância e alergias. Você tem algo a oferecer para esse público?

APROVEITE para ler também: CUIDADOS NA PRODUÇÃO SEM GLÚTEN

OBSERVE OS MOVIMENTOS DO MERCADO

Fermento Biológico Seco Fermais

As padarias atualmente concorrem diretamente com outras que funcionam nos supermercados.

Isso ocorre devido a praticidade, os consumidores costumam a querer comprar tudo em lugar somente.

Para competir com essa grande porção do mercado, a sua padaria deve oferecer o diferencial para ganhar esses consumidores.

As padarias costumam apresentar uma variedade incrível de alimentos e produtos e a diversidade atrai mais clientes, contudo opte por produtos naturais e frescos, como sucos, frutas e pães com cereais, eles são uma aposta grande e de sucesso.

O ambiente deve ser o mais confortável possível, criar um ambiente agradável e acolhedor é um chamariz.

Colocar um ar condicionado no local para amenizar o calor gerado pelo forno e pela própria circulação de pessoas torna o ambiente mais convidativo.

Clientes ficam mais à vontade quando têm a oportunidade de sentarem-se para comer.

Colocar algumas mesas e cadeiras em uma área com mais espaço proporciona mais conforto para eles.

Afinal, ao sentirem-se confortáveis e à vontade, eles voltarão outras vezes para comer, não é mesmo?

AUMENTANDO A CLIENTELA

Fermento Biológico Fresco Fermais

 

Atender os variados tipos de mercado é muito importante, mas você já se perguntou se o seu serviço está fazendo a diferença?

O que você se propõe a fazer está sendo bem feito?

Quando um cliente entra na sua padaria, ele se sente acolhido?

Tenha um bom relacionamento com o seu cliente, o atendimento é realmente a “alma do negócio”, ser bem atendido faz com que os clientes retornem e divulgue gratuitamente a sua padaria.

Através de um bom dia e da coleta do pedido, já podemos entender se o cliente está com ou sem tempo.

Vamos trabalhar de forma que possamos agradar à todos. Tenha uma boa comunicação com o consumidor.

Se um cliente é novo ou a padaria lançou um produto novo, facilite a divulgação, ofereça pequenas amostras.

Lançou um novo pão? Experimente deixar uma bandeja com pequenos pedaços para degustação… Tenho certeza que vai dobrar as suas vendas.

Mas lembre-se temos que ter a combinação harmoniosa de bom atendimento e produtos de qualidade

Alinhar atendimento e produção de qualidade é garantia de retorno da clientela.

SABER OUVIR TAMBÉM É FAZER A DIFERENÇA

Fermento Biológico Seco Fermais

Ouvir a opinião dos clientes e prestar um atendimento diferenciado, é de extrema importância para o seu sucesso, pois esses consumidores serão o seu parâmetro para o aumento da sua lucratividade, ticket médio e volume de vendas.

Para que a padaria obtenha sucesso é preciso qualificar o atendimento. O atendente deve ser ágil e educado.

Se o atendimento for bom, certamente os clientes voltarão. Por isso, tratá-los com respeito e procurar conhecer suas preferências enquanto alimentação pode transformar seu negócio.

No decorrer da semana, sabemos que a vida é bem corrida, portanto, os consumidores têm pouco tempo para tomar o café da manhã e não podem demorar.

A agilidade faz-se necessária, não se esquecendo da cordialidade e da sugestão de opções adequadas para os clientes quando necessário para otimizar tempo.

Clientes adoram receber sugestões!

Mas também gostam de dar sugestões, escute, incentive a avaliação do cliente, isso é praticamente uma consultoria gratuita e pode te trazer ótimas ideias!

E principalmente coloque a mão na massa! Teste, experimente!

Você não precisa fazer todas as mudanças hoje, mas pode começar a implantar a primeira delas amanhã mesmo!

Depois nos conte como foi!

Não deixe de ler também o nosso artigo sobre como REDUZIR CUSTOS EM UMA PADARIA, pois unir excelência no atendimento, produtos de qualidade e um processo enxuto e econômico, é receita de sucesso!

É para ajudar no fornecimento de produtos de excelente qualidade para o seu cliente e na redução de custos da sua produção, que nosso FERMENTO é desenvolvido.

Peça o seu orçamento agora mesmo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 Você também pode acessar nosso site e conhecer mais sobre nossos produtos www.fermais.com.br.

Um abraço e até mais!




Comente com o facebook

Os comentários estão encerrados.