Saber escolher os insumos certos é o primeiro passo para termos produtos de excelente qualidade.
O mercado dispõe de uma enorme variedade de opções, o que é ótimo, mas também causa muitas dúvidas sobre qual é o melhor para sua produção.
O fermento é um item extremamente importante na produção de pães e massas e o uso do fermento correto pode fazer toda a diferença na qualidade do seu produto.
Existem muitas marcas, opções e novidades no mercado e escrevemos esse novo artigo para te ajudar a entender qual o melhor para você.
Como você já sabe, cada tipo de fermento tem uma finalidade seja ele, seco ou fresco, biológico ou químico.
E são vários itens que você deve levar em conta na hora de escolher qual o melhor fermento para usar na sua produção, desde a quantidade que será produzida, até a sua estrutura e processo de produção.
Vamos lá?
A validade do fermento varia muito, especialmente quando comparamos o fresco e o seco.
O fresco tem validade de apenas 45 dias, e precisa ser conservado sob refrigeração o tempo todo, e depois de aberto ele dura no máximo por 3 dias.
Nesse caso você precisa calcular muito bem a quantidade necessária para não ter desperdício de produto ou para não correr o risco de ficar sem o produto e ter que fazer uma compra de emergência.
Você também vai precisar fazer compras semanais do produto e ter espaço disponível para deixar ele refrigerado.
Por outro lado o fermento seco, tem validade por até dois anos e não precisa ficar refrigerado, sendo mais fácil para organizar o estoque.
Depois de aberto ele ainda dura por mais 7 dias, mas aí sim precisa ir para a refrigeração.
A vantagem é que você pode fazer uma compra maior para o mês todo, sem precisar se preocupar com a validade ou se vai faltar o produto, facilitando a gestão dos insumos e gerando economia de tempo, pois não precisa fazer várias compras ao longo do mês.
E tempo é um produto precioso, não é mesmo?
Para as pessoas que estão começando no ramo da produção de pães e massas, vale ressaltar a importância que sempre que for fazer uma nova receita, confira o tipo de fermento indicado e a quantidade correta.
Nunca se deve colocar fermento demais ou pouco, para acelerar o crescimento. Isso inclusive pode ter o efeito contrário.
Se usar um fermento incorreto para o tipo de massa, não irá ter o mesmo efeito ou então terá o efeito contrário.
Uma dica é que no caso do Fermento BIOLÓGICO, ser o indicado na receita, você pode sim substituir o fresco pelo seco, só precisa fiar atento que a quantidade do SECO a ser usada, é 3 vezes MENOS que a quantidade indicada para o FRESCO. Isso mesmo, sempre 1/3.
Se quiser saber mais sobre a substituição do FRESCO pelo SECO, você vai gostar desse material COMO USAR O FERMENTO BIOLÓGICO
É o mais tradicional, que é feito com bicarbonato de sódio e devido ao calor do forno, irá fazer com que a sua massa cresça.
No entanto, é importante lembrar que esse fermento somente é indicado para fazer bolos, biscoitos.
São fermentos que tem microrganismos vivos e fazem com que a sua massa cresça mais rapidamente e fique mais “cheinha”.
Isso acontece devido ao fato de que esses microrganismos, irão “comer” todos os ingredientes da sua massa, fazendo com que cresça muito rapidamente.
A principal diferença entre o fermento fresco e seco, é que a concentração de produto.
Enquanto que no fresco apenas 33% do produto é fermento (sim! Somente 33%), no seco 95% do produto é fermento.
O que significa que o seco é mais concentrado, por esse motivo que você pode usar uma quantidade 3X menor e ter o mesmo resultado nas suas receitas.
Podemos explica-lo como uma evolução do fermento fresco, um produto inovador que veio para facilitar a gestão de insumos das empresas.
Como comentamos anteriormente é importante seguir a quantidade adequada de fermento, pois colocar uma quantidade maior não vai fazer a massa crescer na mesma proporção e nem mais rápido.
Preste atenção no grau do poder de fermentação do fermento, essa sim é uma informação que faz diferença.
O poder de fermentação de um fermento varia de 0 a 850 ml Co2 p/h.
Quanto maior o número maior a capacidade de fermentação.
Essa informação é muito importante para massas pesadas.
Nas massas que possuem muita mistura de ingredientes, priorize o uso de um fermento de melhor qualidade com o máximo de poder fermentativo.
Isso vai evitar que precise aumentar a quantidade e deixar sua massa com gosto de fermento.
No mais é caprichar nas suas receitas, buscar trazer variações e novidades para seus clientes e seu negócio será um sucesso!
E é para isso que nós na FERMAIS trabalhamos, para ajudar seu negócio ser um sucesso!
Acesse nosso site wwww.fermais.com.br e conheça nossa linha completa de produtos.
Temos embalagens de 10g, 500g e 5kg para atender todos os tipos de estabelecimento e além disso entregamos em todo o Brasil, sem atravessadores.
Nosso fermento possuí o maior poder fermentativo do mercado e rende muito mais!
Além de ser completamente livre de glúten, lactose, traços de leite e contaminação cruzada. Tudo isso testado e aprovado.
Entre em contato e faça uma cotação hoje mesmo. Será um prazer te atender!
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Se gostou desse conteúdo e ele te ajudou de alguma forma, ajude a disseminar essa informação compartilhando o artigo.
Se tiver interesse em algum assunto especifico, deixe nos comentários abaixo ou nos envie um email, que respondemos para você.
Um abraço e até mais!