Cuidados na produção profissional de pães

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS
Dicas para substituir o glúten nas receitas de pães e massas
07/11/2016
FERMENTO BIOLÓGICO SECO
Passo a passo para usa o Fermento Biológico Seco na sua padaria
10/11/2016

Cuidados na produção profissional de pães

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

Quando falamos da produção de alimentos para venda profissional, também precisamos falar dos cuidados que isso exige.

Afinal de contas, trabalhar com alimentos é uma profissão delicada, que exige processos rigorosos, que devem ser conduzidos com muito controle.

Isso porque, caso alguns cuidados sejam deixados de lado, pode causar uma série de problemas para você e também para seus consumidores.

E a verdade é que ninguém deseja vender um produto que vai fazer com que o seu cliente passe mal, não é mesmo?

E com a produção profissional de pães essa exigência e necessidade de controles não é diferente.

Dentro de empresas alimentícias é preciso seguir uma série de regras e normas da vigilância sanitária, tudo para manter a higiene dentro do ambiente de trabalho e também para manter a qualidade e o padrão do produto que é entregue ao consumidor final.

E pensando em tudo isso, que nós reunimos aqui algumas informações que vão ajudar você a entender melhor quais são e conferir se alguns dos cuidados essenciais na produção profissional de pães estão funcionando de forma correta na sua padaria.

Afinal de contas, o que todo bom profissional quer é entregar sempre o melhor produto para seus clientes!

Procure trabalhar com um padrão

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

Na hora de fazer o controle da produção de sua empresa, é importante estabelecer um padrão nos alimentos que são entregues ao consumidor.

Por mais que a comida seja algo orgânico, ou seja, algo variável, é de extrema importância o uso de pesos e medidas para deixar os seus pães o mais padronizado possível, mesmo se a sua linha de produção e proposta for mais artesanal.

Manter o padrão nas receitas passa credibilidade e profissionalismo e ajuda a evitar possíveis reclamações dos clientes.

Afinal de contas, não é justo dois clientes pagarem o mesmo valor por um produto sendo que um deles recebeu um pão que é metade do tamanho e do peso do outro, não é mesmo?

Mesmo que a venda seja por peso, as pessoas costumam comprar por quantidade e você não quer gerar brigas na mesa na hora de decidir quem vai ficar com o pão menor, não é?!

Isso pode ser resolvido com uma balança na produção, para que você trabalhe com pesos padronizados. Mesmo que a cara dos pães nunca fique exatamente uma igual a outra, quanto mais próximos melhor.

Isso vai facilitar também o seu controle dos insumos usados e o correto levantamento de custos de produção dos produtos.

Cuidados com a higiene

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

Dentro de empresas que lidam com a produção de alimentos há uma série de normas e leis a ser seguidas para manter a higiene e evitar a contaminação.

Entre as obrigações de todos aqueles que trabalham com alimentos está a necessidade do controle e da identificação de todas as peças com etiquetas que, mais do que mostrar prazos de validade, também indiquem quando cada insumo, da farinha ao fermento, foi aberto.

É importante também treinar e garantir que seus colaboradores, lavem as mãos depois de usar o banheiro, tossir ou espirrar e as higienizem sempre antes de retomar a produção.

Use somente ingredientes que sejam inspecionados e de fornecedores que também cumpram as normas de higiene e segurança, pois a responsabilidade final será sempre sua.

É necessário também tomar muito cuidado com os produtos de limpeza usados na hora da lavação dos utensílios e limpeza do espaço de produção. Priorize os produtos especialmente desenvolvidos para esse fim e que sejam devidamente registrados na Anvisa.

Utilize lixeiras pequenas, que devem ser limpas várias vezes ao dia para evitar odores ruins e possíveis contaminações.

Mantenha o seu local de trabalho dedetizado para evitar que possíveis animais e insetos indesejados.

Estas são algumas medidas simples que você pode adotar hoje mesmo para evitar os riscos de contaminação da sua produção, do seu cliente e também a sua própria.

Estas ações também vão deixar seu estabelecimento de acordo com a legislação existente para empresas que trabalham com o fornecimento de alimentos, algo que é essencial para o sucesso do seu negócio.

Aqui apresentamos apenas algumas dicas essenciais, é importante que você analise todas as exigências da vigilância e faça uma verificação mais completa.

Lembre-se que não estar de acordo com as normas e exigências da vigilância sanitária, pode gerar multas, advertências ou até mesmo o fechamento do estabelecimento.

Cuidados com os insumos

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

Como citamos anteriormente todo e qualquer problema que ocorrer com o consumo de algum produto alimentício é de responsabilidade direta do estabelecimento que produziu.

Além disso a confiança e fidelidade dos clientes é difícil de ser construída e leva tempo e qualquer tipo de problema pode causar damos nessa relação, que leva muito tempo para ser revertida.

Portanto tenha muito cuidado no momento de selecionar seus fornecedores de insumos.

Procure verificar se atendem as normas e exigências da vigilância e da Anvisa e se possuem os certificados específicos exigidos para cada segmento.

O controle do estoque também é fundamental para reduzir desperdícios, evitar o uso de produtos vencidos e garantir a correta rastreabilidade do que exatamente foi usado, aso seja necessário algum teste ou inspeção.

Muitas vezes é na gestão do estoque e dos insumos que conseguimos grandes diferenciais de preço e qualidade em um negócio, mas isso é assunto para um próximo artigo.

E falando em insumo de qualidade e devidamente certificados, você experimentou o Fermento Biológico seco FERMAIS?

Ele é um dos que mais rende, com excelente custo benefício e possuí o maior poder fermentativo do mercado.

Além de possuir todos os certificados exigidos, inclusive o que atesta que é 100% livre de glúten, lactose e traços de leite

Nós possuímos embalagens de:

• 10g ideal para uso doméstico

• 500g com um produto que possui o maior poder fermentativo do mercado

• 5 Kg com excelente custo benefício e ideal para grandes produções de massas salgada

Quer conhecer mais sobre o nosso fermento?

Preencha o formulário abaixo que entramos em contato com você!

Entregamos em o todo o Brasil!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Aguardamos seu contato!

Um abraço





Comente com o facebook

Os comentários estão encerrados.