Saiba a diferença entre o Fermento Seco e Fresco

Diferença entre o fermento biológico e químico?
14/04/2016
FERMENTO BIOLÓGICO SECO
Você sabe o que é fermento e qual sua função?
14/04/2016

Saiba a diferença entre o Fermento Seco e Fresco

O Fermento biológico são compostos por organismos vivos, ativados quando entram em contato com farinha e água, produzindo gases que ajudam no crescimento das massas de pães e pizzas, conferindo-lhes sabor e leveza. Portanto, são indicados para pães, pizzas, doces, roscas ou salgados como esfihas ou pães de batata.

Os fermentos biológicos são encontrados em duas versões, fresco e seco instantâneo. Eles oferecem as mesmas funções, a diferença está na facilidade de uso.

Fermento biológico seco instantâneo: desidratado, é mais concentrado do que o fresco, mas fácil de usar e de armazenar em casa. Tem validade muito maior do que o fresco e também é muito mais fácil de ser encontrado.
Fermento biológico fresco: tem validade bem menor, só 45 dias, é mais difícil de encontrar e exige um pouco mais de cuidados no uso.

O Fermento biológico seco foi criado na década de 70. Foi a partir deste momento que iniciou-se um processo de padronização fermentativo para a fabricação de pães e massas. Esta levedura ou fermento tem a característica básica de ser granulada, ou seja, possui 95% de granulo de fermento e 5% de água.

A levedura fresca ou fermento fresco possui 33% de fermento e 67% de água. Por isso o poder fermentativo do fermento biológico seco é mais concentrado.

[su_button text=”Voltar para o site” url=”http://www.fermais.com.br” type=”info”]

Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *