Fermento Biológico Seco: como testar, guardar e dissolver

pão de canela em formato de coração
Receita para o Dia dos Namorados: Pão de Canela em formato de coração
22/05/2019
receita de pão de milho
Receita de pão de milho para as festas juninas
07/06/2019

Fermento Biológico Seco: como testar, guardar e dissolver

fermento biológico seco

Utilizar o fermento biológico seco pode ser mais fácil do que a grande maioria das pessoas imagina. Afinal, ele pode ser misturado diretamente à farinha, além de não necessitar ser armazenado em lugar refrigerado.

É um ingrediente imprescindível na panificação, pois é responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas, através da fermentação que ocorre antes do forneamento. A levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães. Por este motivo, é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.

Mas ainda assim, é comum surgirem algumas dúvidas na hora de utilizar o fermento biológico seco. Portanto, separamos os principais questionamentos para te ajudar a realizar as receitas perfeitas.

 

Como testar?

Fazer o teste do fermento biológico seco antes de iniciar sua receita é fundamental para garantir um bom resultado final e evitar pães rígidos e duros, que não crescem com facilidade. O teste leva apenas alguns minutos, é rapidinho. Antes de mais nada, se possível, é importante verificar o prazo de validade, depois siga o passo a passo:

  • Passo 1: Despeje 1/2 xícara de água quente no copo medidor. Esta água deve ser entre 43 e 46 graus Celsius.
  • Passo 2: Adicione o açúcar na água e mexa bem com uma colher. Não pare de mexer até que tenha dissolvido completamente o açúcar.
  • Passo 3:  Posteriormente polvilhe o fermento uniformemente sobre a mistura de açúcar e água. Mexa suavemente para misturar o fermento na água e aguarde por 10 minutos.
  • Passo 4: Retorne para verificar a sua mistura de fermento após 10 minutos. Quando o fermento biológico está bom, ele faz com que a mistura dobre de tamanho, ou seja, o copo de medição deve estar cheio – ou pelo menos muito perto do topo. Se este for o caso, o seu fermento está bom e você pode usá-lo com sucesso. Se não, você terá de comprar um novo para conseguir um bom resultado.

Uma outra forma de testar o fermento biológico seco é primeiramente, misturando uma pequena quantidade com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco de água morna. Espere alguns minutos. Se a mistura ficar esponjosa, pode comemorar porque o seu fermento ainda está bom!

 

Como guardar?

O Fermento Fresco possui uma data de validade curta e deve ser mantido sempre refrigerado, dentro de um pote plástico com um papel toalha dentro para remover a umidade. Dá muito mais trabalho e seu prazo de validade é bem mais curto!

Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira. Manter o produto em local limpo, fresco e seco, sem abrigo da luz. Após aberto o pacote a vácuo, deve-se guardar no refrigerador durante no máximo 06 (seis) semanas, pois assim ele não perderá seu poder fermentativo.

 

Como dissolver?

O fermento biológico seco da Fermais não precisa ser dissolvido, agilizando o processo de produção. Basta apenas misturar o fermento diretamente à farinha, sem dissolver em água.

 

Fermento Biológico Seco Fermais

Somos especializados em fermento biológico seco e atendemos todo o brasil, independente do seu volume de compra.

FERMENTO ESPECIAL: Perfeito para usar nas suas produções de massas mais leves e de pouco açúcar. É indicado e apresenta rendimento acima da média, para a produção de pão francês, cuca, esfiha, pizza, calzone e toda a linha sem glúten. Você encontra o Fermento Especial na:

  • Embalagem de 500g, vendido em caixa com 20 unidades.
  • Embalagem de 5kg, vendido em caixa com 2 unidades, ideal para produções em grande escala.

fermento biológico seco

 

FERMENTO PREMIUM: Perfeito para massas mais pesadas que exigem um fermento mais forte. Indicado para a produção de todos os tipos de pães, seja com farinhas especiais, soja ou sementes. Ideal também para cuca, esfiha, pizza, calzone, pães congelados ou produções sem glúten. É o mais indicado para quem deseja substituir o uso do FRESCO. Você encontra o Fermento Premium na:

  • Embalagem de 500g, vendido em caixa com 20 unidades.
  • Embalagem de 10g, com display de 30 unidades, perfeito para vender em lojas de produtos naturais, supermercado ou uso doméstico.

fermento biológico seco

 

 

Entre em contato com nossa equipe de vendas e faça um orçamento agora mesmo. Ou acesse para saber mais informações.

Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *