Você sabe o que é fermento e qual sua função?

Saiba a diferença entre o Fermento Seco e Fresco
14/04/2016
FERMENTO BIOLOGICO SECO FERMAIS
Fermento Biológico seco ou fresco. Qual a diferença?
06/06/2016

Você sabe o que é fermento e qual sua função?

FERMENTO BIOLÓGICO SECO

Um dos principais ingredientes de pão é o fermento. A ele é dado o poder de conferir volume, sabor e valores nutricionais ao produto. O fermento passa por vários processos na sua produção.

Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.

Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos.
Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura.

No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume.Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage.

Fermento biológico ou levedura é um microrganismo vivo cuja denominação cientifica é Saccharomyces cerevisiae .SACARO = AÇUCAR  /  MYCES = FUNGO. Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento  da massa de pães e pizzas. Basta misturar o fermento diretamente à farinha, sem dissolvê-la na água. Não necessita ser armazenado em lugar refrigerado. Para reagir, precisa de glicose, que alimenta a levedura: o fungo ingere a glicose, e seu metabolismo a transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa. Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre de 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno.

 

[su_button text=”Voltar para o site” url=”http://www.fermais.com.br” type=”info”]

Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *