Passo a passo para usa o Fermento Biológico Seco na sua padaria

FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS
Cuidados na produção profissional de pães
09/11/2016
Fermento Biológico Seco Fermais
Dicas para Inovar na sua Padaria
21/11/2016

Passo a passo para usa o Fermento Biológico Seco na sua padaria

FERMENTO BIOLÓGICO SECO

Quando pensamos nos alimentos que são produzidos em uma padaria, dois são os ingredientes que vem à cabeça de cara: farinha de trigo e fermento.

Afinal de contas, estes dois elementos são a base de grande parte dos produtos vendidos na padaria, do tradicional pão francês até os salgados que ficam na vitrine, bem como em grande parte dos doces.

Porém, quem trabalha neste setor, sabe o quão delicado é a utilização do fermento biológico fresco na produção de alimentos como o pão.

Isso porque este ingrediente, tem tempo de validade extremamente curto, é bem sensível e precisa ser armazenado sob refrigeração o tempo todo para manter suas propriedades.

Dessa forma um produto que aparentemente não é tão caro, pode ter um custo real muito mais alto do que se imagina, não sendo algo tão vantajoso para o negócio.

E é exatamente por isso que, para substituir o fermento biológico fresco, o fermento biológico seco é uma ótima pedida.

Isso porque, além de mais prático de ser utilizado e de ter uma validade maior, é a opção de fermento com melhor custo benefício e não altera a qualidade da sua produção.

Para efeito de comparação, enquanto o fermento fresco dura apenas 45 dias sob refrigeração, o fermento seco tem prazo de validade de até 2 anos em temperatura ambiente.

E para auxiliar os que ainda tem dúvidas como fazer a substituição do fermento fresco pelo seco na sua produção ou possuem algum receio em adotar esse novo produto, que montamos essas dicas que vão apresentar para você um passo a passo completo de como utilizar o fermento biológico seco em sua padaria, no lugar do fermento biológico fresco.

Tudo para que você economize dinheiro e ganhe praticidade, sem abrir mão da qualidade do seu serviço.

Como fazer a substituição.

FERMENTO BIOLÓGICO SECO

A primeira coisa que você precisa entender na hora de aprender a fazer a substituição do fermento fresco pelo seco é a relação que eles possuem entre si, ou seja, qual a diferença entre um e outro.

De maneira bem simplificada, tenha em sua cabeça que o fermento biológico fresco é três vezes mais fraco do que o fermento biológico seco.

Ou seja, na hora de substituir o fermento fresco pelo fermento seco, basta usar 1/3 da medida de fermento seco que você utilizaria de fermento biológico.

Para você entender melhor, separamos aqui um pequeno exemplo.

Imagine que a sua receita original peça 15g de fermento fresco para determinada quantidade de farinha. Na hora de trocar pelo fermento seco, você deve pegar a quantidade de fermento e dividir por três. Ou seja, você deve utilizar 5g do fermento biológico seco, bastante simples não é?

Para ajudar ainda mais você, separamos aqui também as quantidades de fermento seco ideias para cada quantidade de farinha.

Para a produção de pães salgados, de massa leve, a cada 1 kg de farinha, você deve utilizar 10 g (ou uma colher de sopa) de fermento seco de massa salgada.

Já na hora de fazer pães de massa doce, pães sem glúten e pizza, que tem uma massa mais pesada, é necessário um fermento melhor, com maior poder fermentativo e a proporção muda.

Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce.

Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.

E você já usa o fermento seco?

Já pensou em experimentar o Fermento Biológico seco FERMAIS?

Nós temos embalagens de:

• 10g ideal para uso doméstico

• 500g com um produto que possui o maior poder fermentativo do mercado

• 5 Kg, com excelente custo benefício e ideal para grandes produções de massas salgada.

Quer conhecer mais sobre nossos fermentos?

Preencha o formulário abaixo que entramos em contato com você!

Entregamos em o todo o Brasil!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Aguardamos seu contato!




Comente com o facebook

Os comentários estão encerrados.