Sete dicas para preparar e assar um pão perfeito

Receita de croissant recheado com presunto e queijo
03/10/2019
bolo mármore
Receita de Bolo Mármore do tipo Inglês
01/11/2019

Sete dicas para preparar e assar um pão perfeito

pão perfeito

O pão é o carro chefe de qualquer padaria. Por isso, você precisa caprichar nesse produto para ter um pão perfeito. De nada adianta ter uma grande variedade de produtos doces e salgados para oferecer, se o básico e principal pãozinho de cada dia, deixar a desejar.

Segundo informações da  Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e o consumo per capita do brasileiro é de 22,61 kg de pães por ano.

Certamente, não há dúvidas de que esse produto faz parte da alimentação da grande maioria das famílias do país. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. 

 

Como preparar e assar um pão perfeito

pão perfeito

Para garantir que tudo corra bem durante o processo de preparo e forneamento, e você sempre tenha um pão perfeito para oferecer ao seus clientes, existem alguns truques que você pode seguir, que são usadas por grandes padeiros e chefs em todo mundo. Confira:

 

  1. Atenção aos ingredientes

Primeiramente, nem pense em fazer uma receita de última hora. Usar ovos e manteigas direto da geladeira, pode desandar sua receita. O ideal é que os ingredientes sejam retirados da geladeira algumas horas antes, para serem usados na temperatura ambiente, assim a massa vai misturar mais facilmente e ficar mais areada e até cremosa. 

Já se a receita indicar o uso de algum ingrediente gelado ou morno, siga a recomendação. Pois essa temperatura vai ativar algum outro ingrediente da massa.

Outra dica importante, para ter um pão perfeito, é misturar os ingredientes na ordem correta. Normalmente, as receitas indicam o modo de preparo, mas a ordem geral correta para misturar os ingredientes é primeiro os secos, depois as gorduras e por fim os líquidos. 

 

  1. Use açúcar sem medo

Não se preocupe, o açúcar indicado nas receitas não vai adoçar o seu pão. Ademais, a quantidade não é suficiente para alterar o sabor. 

O açúcar é usado para fermentar mais rápido a massa do pão caseiro, além de melhorar sua textura e deixar ele com uma corzinha mais caramelizada. 

Se não quiser usar açúcar refinado, não tem problema: açúcar mascavo ou mel têm o mesmo efeito e são super recomendados.

 

  1. Não use fermento químico

Para ter um pão macio por dentro e crocante por fora, ele precisa ser sovado e crescer fora do forno por muitas horas. Eventualmente, algo que não é possível com o fermento químico, pois finaliza a sua ação no calor do forno. 

Portanto, o ideal para ter um pão perfeito é usar o fermento biológico, que tem sua fermentação fora do calor, na temperatura ambiente mesmo.

pão perfeito

 

  1. Leite ou água: Qual usar?

O uso da água ou do leite vai depender do seu objetivo. Se for um pão doce ou levinho e fofinho, o leite deve ser utilizado. 

Já se você quer um pão crocante, com casquinha, o ideal é usar água. Os dois líquidos expandem e hidratam os amidos, garantindo a elasticidade.

 

  1. Use algum tipo de gordura 

Todo pão precisa de algum tipo de gordura para se conservar fresco por mais tempo, além de ficar mais macio. As mais indicadas são manteiga ou óleo vegetal. 

Ela vai preencher os poros da massa, retendo a umidade e garantindo um pão perfeito. A gordura também vai ajudar a lubrificar o glúten, o que aumenta o volume da massa e resulta naquele pãozinho alto e bonito. 

Uma dica importante: use sempre na medida certa para não prejudicar o sabor e nem matar a ação do fermento!

 

  1. Sempre peneire a farinha

Esse passo raramente é mencionado nas receitas, mas pode fazer toda diferença nos seus resultados para alcançar um pão perfeito. 

A farinha deve sempre ser peneirada antes de ser adicionada à massa, afinal, com o deslocamento do ar, ela vai ficar ainda mais fofa e porosa, garantindo uma textura excelente ao seu pão caseiro.

 

  1. Cuidados na hora de assar

Os pães não devem ser assados a temperaturas muito altas. O ideal é entre 200 e 250º. Se você assar em uma temperatura muito alta, ele vai ficar duro, queimado por fora e a massa crua por dentro.

O forno deve ser sempre pré aquecido antes de assar o seu pão caseiro. Colocar o pão com o forno ainda frio, enquanto ele atinge a temperatura, vai prejudicar a sua receita. 

Procure deixar o forno preaquecido por pelo menos 25 minutos, para garantir que ele já tenha atingido a temperatura desejada.

Uma dica fundamental é: Depois de fechar a porta, nada de abrir para espiar, pois a massa pode murchar! Só abra o forno novamente, se for necessário, depois de pelo menos 70% do tempo de cozimento.

 

Agora que você já conhece todos os truques, chegou a hora de colocar eles em prática. Outro fator importante para garantir um excelente produto final, é utilizar insumos de qualidade.

Fermento Biológico Seco

 

Os Fermentos Fermais têm o maior poder fermentativo do mercado e rendem muito mais. Faça uma cotação agora mesmo. 

 

.

Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *