Processo de Fermentação do pão

Fermento Biológico seco Fermais
Fermento Biológico Seco, porque usar na minha padaria?
14/06/2016
Vamos falar de negócios?!
16/07/2016

Processo de Fermentação do pão

PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DO PÃO. FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

Já falamos aqui sobre as vantagens de usar o FERMENTO BIOLÓGICO SECO, sobre as diferenças entre o SECO e o FRESCO, e sobre os benefícios que essa troca traz para o seu negócio.
Mas você quer entender um pouco mais sobre o processo de fermentação desse produto?
Quer saber como um produto de ALTA FERMENTAÇÃO pode influenciar no seu processo de produção?
Tem dúvidas de como fazer a substituição do FRESCO pelo SECO, sem alterar a sua receita!?
Esse artigo pode te ajudar e ainda temos uma receita deliciosa especial para você!
Leia e descubra como tornar sua produção mais prática e econômica!
Aqui você vai:
  • Conhecer um pouco mais sobre a origem do fermento
  • Entender o processo de fermentação e como a qualidade do fermento interfere no processo
  • Rever as vantagens e praticidade do FERMENTO SECO
  • Aprender como fazer a substituição do FRESCO pelo SECO

A ORIGEM DO FERMENTO.

A ORIGEM DO FERMENTO. FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS

O fermento começou a ser usado há mais de 2mil anos antes de Cristo.
Historiadores descobriram que os egípcios misturavam massa velha e massa nova para fazer o pão crescer, porém, somente em 1674, que Leeuwenhoek, cientista e construtor do microscópio, que em suas pesquisas, descobriu os microorganismos invisíveis a olho nú: as leveduras.
O significado da palavra levedura em latim é levare, que significa crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras que foram descobertas estavam associadas a processos fermentativos de pães.
O fermento é conhecido como o agente do crescimento, sem ele seria impossível que as massas doces e salgadas, pães e bolos crescessem.

A FERMENTAÇÃO.

A FERMENTAÇÃO. FERMENTO BIOLÓGICO FERMAIS

A fermentação é uma fase importantíssima na produção do pão, porque é a hora de o pão crescer.
Existem mais de 800 tipos de leveduras, e a responsável pelo crescimento dos pães é a Saharomyces Cerevisiae, o nome técnico do fermento biológico.
Estes microorganismos, as leveduras, são cultivados a partir do melaço da cana-de-açúcar para serem usados na fabricação de pães ou outros produtos.
Na fermentação, as leveduras do fermento se alimentam de açúcar, que é necessário a sua sobrevivência e reprodução, e como resultado há a liberação de álcool e gás carbônico, reconhecida como fermentação alcoólica.
Durante a fermentação se obtém:

TABELA

Para que a fermentação tenha sucesso, é importante misturar uma quantidade de leveduras capazes de converter os açúcares em álcool e gás carbônico, resultando em um pão com melhor sabor, aroma e durabilidade.
Uma massa com porcentuais de produtos corretos obterá a sua fermentação controlada e uniforme, estando no ponto certo, no tempo correto e de forma controlada, preservando assim a qualidade do pão.
Essa é a importância de se ter um bom FERMENTO e sem dúvida o FERMENTO BIOLÓGICO SECO é a melhor opção. Confira por que!

VANTAGENS DO FERMENTO BIOLÓGICO SECO:

VANTAGENS DO FERMENTO BIOLÓGICO SECO. FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS
Você pode escolher o tipo de fermento que preferir para a sua produção, mas um produto de excelente qualidade e que gere economia de tempo e dinheiro é sempre mais interessante, certo?

ÓTIMO PRAZO DE VALIDADE.

O fermento é um microoganismo vivo e em contato com o ar, ele já começa a agir, por ser muito sensível e eficiente.
Uma opção para conservar por mais tempo a qualidade do produto até ele ser usado, é a embalagem à vácuo, que mantém os benefícios da levedura por mais tempo.
Um fermento biológico seco tem como prazo de validade até 2 anos após a sua data de fabricação,enquanto o fermento fresco tem somente 45 dias de validade sob refrigeração, tendo que ter muito mais cuidado para não perder a eficiência do produto.
Para saber se o fermento está bom ou não, existem várias formas de testar, uma delas é colocá-lo em contato com a água, se ele fervilhar, estará ótimo para usar, porque o vencimento do produto implica diretamente no crescimento da sua massa e na qualidade do produto.

ECONOMIA DE ENERGIA.

Depois de comprado, o Fermento Biológico Seco, pode ser guardado em qualquer lugar, desde que seja em um local fresco e seco, até 2 anos após a data de fabricação.
Por ser seco, não há necessidade de refrigeração, somente depois de aberto, guardar em local refrigerado por até 7 dias.
Qualquer custo que exista na produção, desde a compra de produtos até o local utilizado, você precisa incluir no preço do seu produto, por mais que seja feito o rateio.
Custos menores significam preços mais competitivos e resultados maiores e o fermento Biológico Seco, não tem um custo extra de energia na sua armazenagem.
Neste aspecto, você tem uma economia grande energia e espaço especial de armazenamento na sua produção.

RENDIMENTO DO PRODUTO.

O fermento biológico instantâneo seco foi desenvolvido para proporcionar maior agilidade na produção, porque é uma versão concentrada do fermento biológico fresco.
Assim, colocar mais fermento para render mais, não é a melhor opção para se obter o resultado desejado.
É muito mais interessante e eficaz escolher um fermento que tenha uma qualidade superior, e dessa forma você poderá utilizar menos produto e ter o mesmo resultado.
O poder fermentativo do fermento varia de 0 a 850ml CO2 por hora e quanto maior o poder fermentativo, maior será a eficiência do produto, ou seja, será menos o uso do fermento.
Um dos motivos do Fermento Biológico Seco Fermais render 3 vezes mais, é que ele tem como poder fermentativo 800 a 850 ml CO2 por hora. É um dos maiores do mercado.
Como usar o fermento FERMAIS:

TABELA 2

Outro aspecto que está ligado ao rendimento do fermento, é o clima.
Aquela frase comum, que um bom padeiro fala: “no verão qualquer fermento serve, quero ver no frio”, é verdade.
No verão, como o fermento precisa de calor para crescer e o clima já esta quente, fica mais fácil escolher o fermento para a sua produção, pois a qualidade do produto não interfere tanto.
Você pode sim, usar menos produto e fazer com que seus pães cresçam, já no inverno, em função do clima frio, o processo fermentativo do pão, muda, porque, como já foi falado anteriormente, o fermento para crescer precisa de calor, e num clima frio, a necessidade de se usar um bom produto é fundamental!!!

COM UM BOM FERMENTO, VOCÊ VAI USAR MENOS FERMENTO!!!

Como demora mais tempo, é interessante que você tenha um produto com um poder fermentativo maior, dessa forma será utilizado uma quantidade de fermento adequada para a sua fornada e ao invés de usar mais fermento, que pode inclusive estragar a sua receita.
Como o Fermento Biológico Seco Fermais tem um excelente poder fermentativo, rendendo 3 vezes mais, a necessidade de consumo diminui!
TRADUZINDO: VOCÊ ECONOMIZA DINHEIRO!!!
No verão com FERMAIS ainda é possível utilizar menos fermento do que a quantidade recomendada, e no inverno, a medida recomendada, que é sempre 1/3 do que se usa do fresco.
É de extrema importância ter padrões de qualidade de produtos, na produção do seu negócio ou mesmo na sua cozinha, pois garante a confiança e a qualidade do dia a dia.
Ter produtos que proporcional uma redução de custos, evita o desperdício e dá lucro.

UMA RECEITA PARA VOCÊ TESTAR COM FERMENTO BIOLÓGICO SECO:

Essa receita é muito simples e muito saborosa!

Faça experimente, e se gostar acrescente nas opções da sua padaria!
Inovar é uma etapa importante para manter e atrair clientes!

RECEITA DE PÃO DE MANDIOCA

RECEITA DE PÃO DE MANDIOCA. FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS
Ingredientes:
60g de fermento
4 ovos
1 prato de mandioca cozida e amassada ( 800g)
1 xícara ( chá ) de óleo
1 ½ xícara ( chá) de açúcar
500 ml de leite mormo
1 pitada de sal
1 ½ kg de farinha de trigo
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e despeje em um recipiente, acrescentando farinha de trigo aos poucos até dar ponto.
Sove bem a massa e deixe descansar por 15 minutos, tampando o recipiente com um pano de prato.
Após o crescimento, modele os pães e coloque em uma assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, deixe crescer até dobrar de volume.
Pincele com gema e leve para assar.
Experimente essa receita com o FERMENTO BIOLÓGICO SECO FERMAIS!
Ele é ideal para massa doce, que possui vários ingredientes, pois seu poder fermentativo é maior que qualquer outro produto do mercado brasileiro!
Vai te ajudar a reduzir os custos de produção e manter a qualidade de seus produtos de forma mais prática e moderna.
Experimente!!
Depois não esquece de nos contar com ficou a receita!
Aguardamos seu contato.

 

[su_button text=”Voltar para o site” url=”http://www.fermais.com.br” type=”info”]

Comente com o facebook

Os comentários estão encerrados.