Comer um croissant quentinho, que acabou de sair do forno da padaria é realmente tudo de bom, não é?
O segredo dessa delícia está na massa, que deve ser semi folhada. Afinal, ela possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. Sobretudo, um bom croissant deve parecer uma lua em quarto crescente, com uma crosta crocante e uma bela cor dourada. Além disso, o miolo deve ser aerado e mostrar a consistência certa.
A sua origem é atribuída aos padeiros de Viena, na Áustria, onde era conhecido pelo nome de Kipferl desde o século XIII, sendo feito de tamanhos variados. Atualmente o croissant caiu no gosto popular e por isso, não pode faltar no cardápio da sua padaria.
O tempo de preparo dessa receita de croissant é de 1 hora e 15 minutos, mais 1 hora de descanso e 30 minutos de geladeira. Ela rende 22 porções e pode ser considerada uma receita de média dificuldade.
Primeiramente, em uma tigela misture o fermento, a manteiga, o açúcar, os ovos, o sal e a água morna. Posteriormente, adicione a farinha, aos poucos, misturando até desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha.
Transfira sua massa de croissant para uma superfície enfarinhada e sove até ela ficar lisa e macia. Depois, coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos.
Misture a manteiga amolecida e a farinha, amassando com um garfo até obter uma pasta. Abra a massa com a ajuda de um rolo em formato retangular. Espalhe a mistura de manteiga uniformemente e feche a massa dobrando duas vezes, como um envelope. Passe o rolo levemente por cima e leve à geladeira por 30 minutos.
Retire, abra novamente com o rolo até ficar fina. Corte em triângulos, coloque as fatias de presunto e queijo sobre eles e enrole começando pela base dos triângulos, formando meias-luas. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada, um ao lado do outro, mas deixando espaço entre eles.
Pincele com a gema batida, cubra e deixe descansar novamente por 20 minutos. Por fim, leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 12 minutos ou até dourar. Agora seu croissant está pronto.
Essa é uma receita simples e que possui uma excelente aceitação dos clientes. Portanto, isso pode gerar muitas vendas e aumentar seu faturamento!
Então, não esqueça de utilizar o Fermento Biológico Seco da Fermais no seu croissant. Porque ele rende até 3X mais que o fresco e oferece maior consistência e uniformidade na massa. Além disso, não deixa cheiro ou sabor de fermento e não precisa ser dissolvido.
FAÇA UMA COTAÇÃO agora mesmo e comprove.
Fonte: Veja a receita na íntegra.