Tendências 2020: O que vai estar em alta no setor de panificação

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Tendências 2020: O que vai estar em alta no setor de panificação

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Mais um ano está começando e a melhor forma de garantir um bom faturamento é seguindo as tendências 2020. Ficar atento às mudanças e o comportamento do mercado, significa estar um passo à frente da concorrência. 

Se você mantém o radar apurado para as grandes movimentações da economia e da sociedade, tem menos riscos de ser surpreendido. Além disso, ganha vantagem competitiva por se planejar com antecedência.

Pensando nisso, separamos uma lista com as principais tendências 2020 no setor de panificação. Eventualmente, você vai poder se antecipar e montar seu planejamento do ano. 

 

Tendências 2020 no setor de panificação

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Logo que um ano se inicia diversos segmentos e empresas começam a ditar suas apostas para o novo ano. Muitas se confirmam e outras não. Na área de alimentação não é diferente. Confira algumas dessas apostas:

 

Lanches saudáveis

Primeiramente, o número de consumidores preocupados com a saúde é cada vez mais crescente. Na padaria, podemos observar essas tendências na ampliação do mix de produtos com grande apelo saudável. Como por exemplo, os pães de longa fermentação; adição de sementes e grãos em abundância (multigrãos); o uso de corantes naturais extraídos de flores, frutos e sementes.

Além disso, entre as tendências 2020 aposta-se também na oferta de serviços produzidos na frente do cliente. Eles reforçam o conceito de frescor. Outra sugestão, são os espaços de revenda com produtos integrais, sem açúcar e lácteos.

 

Técnicas artesanais

A busca por um estilo de vida mais saudável também está associada a um resgate da simplicidade. Isso se traduz no interesse por técnicas artesanais e por itens produzidos localmente. 

Os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem que se saiba ao certo como são feitos. A desconfiança em relação à indústria de alimentos faz com que eles se voltem para o modo artesanal de produção.

Para uma sociedade acostumada à industrialização e ao consumo em massa, essa é uma das tendências 2020 que renasce com uma força substancial, embasada principalmente pela preocupação com a qualidade do que consumimos.

 

Delivery e Grab and go

Cada vez mais relevante no faturamento de comércio de alimentos o delivery ainda tem bastante espaço para crescer e melhorar em 2020. Ainda mais com o avanço dos aplicativos de entrega.

Outra das tendências 2020 são as estações de grab and go. Começaram nos Estados Unidos mas já apontam por aqui. Refeições rápidas, snacks e lanches prontos para levar e consumir atendem a demanda da falta de tempo. 

Saladas, sanduíches leves e iogurtes com granola oferecem um refeição rápida e saudável. Aliás, os avanços tecnológicos na área de embalagens também ampliarão as possibilidades nesse setor, garantindo a preservação das características sensoriais dos produtos.

 

Preocupação com o meio ambiente

Grande parte dos consumidores já tomou conhecimento da importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente. Inegavelmente, essa é uma das mais fortes tendências 2020

Portanto, na padaria é preciso estar atento à não oferta de canudos, sacolas e mexedores de café em plástico comum (há opções reutilizáveis e menos agressivas ao ambiente). Faça uma reavaliação e adaptação das embalagens, focadas em insumos sustentáveis e coerentes às legislações vigentes. 

É interessante que o empresário pense em rever o desperdício de alimentos, a produção de lixo e os gastos exagerados com água e energia do seu estabelecimento.

 

Tecnologia e Inovação

Modernizar as áreas de produção, venda e aspectos gerenciais das padarias está atrelado a sustentabilidade das empresas. Inovação é acompanhar as tendências do mercado, o marketing digital se tornou um valioso aliado, agregando à imagem e reputação virtual, atraindo novos públicos e como um potencializador dos tradicionais canais de venda. 

A semi automação e a automação contribuem expressivamente no aumento da produtividade das empresas de panificação. Quando atreladas a processos produtivos, padronização e layout de loja, representam um ganho operacional e, consequentemente, econômico. 

 

Alimentos 100% naturais

Os produtos “free from”, ou seja, aqueles produtos livres de ingredientes alérgenos, são a aposta mais promissora para a América Latina e não poderiam faltar entre as tendências 2020. Há uma crescente percepção por parte dos consumidores que produtos sem glúten e sem lactose são mais naturais e mais saudáveis. Além das necessidades específicas relacionadas à saúde ou a regime alimentar restritivo – como celíacos, vegetarianos e veganos.

Na padaria, pode-se conectar essa tendência ao detalhamento nos rótulos e etiquetas dos produtos panificados. Na produção, experimente trocar a manteiga por uma outra gordura, como o óleo de coco e o azeite de oliva, e o leite de vaca pelos de coco, castanha, aveia ou arroz. No caso dos doces, possibilidades não faltam. Então, experimente fazer um chantilly vegano com leite de coco ou uma tortinha de frutas e, para a massa, usar as castanhas como base. 

 

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