FERMENTO BIOLÓGICO SECO, PARA QUE SERVE? - Fermais

FERMENTO BIOLÓGICO SECO, PARA QUE SERVE?

FERMENTO BIOLÓGICO SECO, PARA QUE SERVE?

A cozinha é realmente um ambiente cheio de dicas e truques, pois muitas vezes parece mais um laboratório de ciência maluca do que um lugar para se fazer alimentos.

 

Existem muitos ingredientes diferentes para se preparar milhares de tipos de alimentos, e caso você seja do tipo que gosta de se aventurar, então é bom conhecer melhor cada um deles.

 

 

Se você gosta de fazer pães e outros derivados de massas que requer o uso de fermento para crescimento, então conhecer as diferenças entre os tipos de fermento que existem no mercado deve ser uma das suas maiores prioridades, afinal esse é um dos elementos mais fundamentais desse alimento.

 

Com certeza você nunca viu na sua vida um pão gostoso que não tivesse passado por um processo de crescimento adequado, pois caso contrário ele costuma ganhar sabor e textura não muito apetitosos, é por isso que o fermento é tão importante na vida de qualquer um que seja, ou deseje ser, um padeiro de mão cheia.

 

Como você já deve ter percebido em uma ida ao mercado, o fermento costuma ser encontrado em formas diferentes, mas a mais conhecida para serem utilizadas em pães e massas é o fermento biológico, este pode ser tanto encontrado fresco, quanto encontrado seco.

 

Mas qual a diferença entre eles?

 

O fermento biológico seco tem algumas vantagens boas sobre o fermento biológico fresco, e é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo, além de também dar algumas dicas para você conseguir utilizar esse ingrediente da maneira mais correta possível, tendo assim os melhores resultados.

 

Confira a seguir: 

 

Vantagens do fermento biológico seco

 

Como já foi dito, o fermento biológico seco tem algumas vantagens sobre seus concorrentes, mas principalmente sobre seu maior concorrente que é o fermento biológico fresco.

 

São muito conhecidas três vantagens que o fermento biológico seco pode te dar.

 

A primeira delas sem dúvida é uma da mais interessantes. O fermento biológico seco tem até 2 anos de validade!! Enquanto o fresco tem apenas 45 dias. Sem contar a durabilidade do fresco depois de aberto é muito baixa e o risco de perder o produto é grande!

Além disso, o prazo de até 2 anos do SECO, permite que você possa programar melhor as suas compras, não correndo o risco de ficar sem produto ou então de perder uma boa parcela dele, devido a mudanças na produção.

 

A segunda vantagem, e essa é muito importante para aqueles que buscam a perfeição, é que o fermento biológico seco tem um poder de fermentação mais uniforme do que os outros fermentos, fazendo com que a massa cresça melhor por inteiro.

 

Por último, a terceira vantagem é que esse fermento tem uma maior facilidade de armazenamento, pois ele não precisa de refrigeração, o que também gera muito mais economia para o seu negócio.

 

O fermento SECO possui essas vantagens, pois ele literalmente uma evolução do fresco. Podemos dizer que ele é uma excelente inovação que veio trazer muito mais praticidade, economia e qualidade para as produções.

 

Como usar o FERMENTO BIOLÓGICO SECO?

 

Seu modo de usar é um pouco diferente daquele que é feito com o fermento fresco. Primeiramente se você for fazer uma receita de pão caseiro com 1kg de farinha, você deve usar 10g dele, se for massa de pizza ou pães doces utilize 20g.

Para fazer a conversão tenha sempre em mente que você usa exatamente 1/3 da quantidade que você usava do FRESCO.

 

Pois é, o fermento SECO é mais concentrado, por isso a redução significativa na quantidade. Esse ponto é muito importante para você for avaliar e comparar os valores entre os dois tipos de fermento.

 

Você não deve misturá-lo diretamente ao sal, então coloque ele em um potinho juntamente com a mesma quantidade de açúcar, depois jogue meia xícara de chá de água ou leite e deixe ele descansar de 10 a 15 minutos, aí estará pronto para misturar o resto dos ingredientes.

 

 

Gostou das nossas dicas sobre o fermento biológico seco?

 

Ainda ficou alguma dúvida?

 

Deixe nos comentários que vamos te responder!

Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?